Introdução
Somos uma empresa de treinamentos com sede em Criciúma e uma das ferramentas que utilizamos é o coaching e hoje trago essa reflexão para que conheçam e se familiarizem ainda mais com essa ferramenta.
Com certeza você já escutou muito sobre Coaching, este artigo foi desenvolvido para quem ainda tem dúvidas e não se convenceu da sua importância. Todo este conteúdo teve como origem no livro da editora Gransol de Suryavan Solar Coaching Express – As origens de um novo estilo, ao qual honramos e agradecemos por todo seu conhecimento e sabedoria.
Coaching é um novo método
Para reconhecer sua realidade,
Eliminar hábitos negativos, ativar seu potencial,
Conquistar novas atitudes e competências,
Superar obstáculos
E conseguir melhores resultados
Em todas as áreas da vida…
Coaching é uma alternativa
Para todos no mundo atual
O Coaching é para todos, mas nem todos estarão preparados para o Coaching. Se você ao ler isso, ainda não entendeu ou se convenceu de que precisa conhecer mais sobre esta metodologia, acompanhe abaixo as 10 Verdades sobre o Coaching que você não encontra por ai e que irão definitivamente esclarecer suas dúvidas.
1 – Coaching é uma metodologia de mais de 30 anos de mercado
Ser um bom Coach é muito gratificante, sendo uma das profissões mais valorizadas na atualidade e também uma maneira de servir à humanidade apoiando muitas pessoas a realizarem seus sonhos e serem felizes. E por incrível e atual que pareça o coaching já existe ha mais de TRÊS DÉCADAS. Os fundamentos do Coaching são encontrados nas propostas de alguns grandes PENSADORES, FILÓSOFOS E FORMADORES DA HISTÓRIA DO PENSAMENTO. Existem contribuições também da psicologia, administração, programação Neuro-linguística, biologia, direito, física quântica… Enfim o Coaching não é uma metodologia que nasceu da noite para o dia e virou modismo, é algo real e ainda é desconhecido pelas pessoas, e é comum que duvidamos e desconfiamos daquilo que não conhecemos, para se sentir mais confiante convidamos você a conhecer mais sobre esta maravilhosa ferramenta de autoconhecimento.
2 – Não considera pessoas como pacientes
O coaching parte da base que toda pessoa é VALIOSA, ORIGINAL E ÚNICA, diferente e detentora de um potencial para resolver sua vida. Descobrir e aceitar esta verdade da unicidade que nos diferencia nos faz dignos de confiar em nós mesmos. Quando alguém sabe que é valioso, muda sua visão. A partir da AUTOVALORIZAÇÃO, DO AUTORESPEITO e da dignidade recuperados, melhorara notavelmente suas decisões seus projetos e estratégias. E se alguém não foi ou não é suficientemente correto, de igual maneira AVANÇA, por que, a capacidade de se supervisar e se autocorrigir é mais rápida. Os remédios tradicionais não estão desenhados para fazer-nos mudar por dentro, para mudar nossa visão e nosso “mundo interno”. Ainda que muitos sigam procurando remediar as situações de maneira tradicional, sem saber que ao deixar intacta a raiz do problema, a coisa pode complicar-se mais no futuro.
3 – Te ensinará a usar as leis da atração a seu favor
“Não corra atrás das borboletas, cuide do seu jardim” esta frase de Fernando Pessoa muito usada nos treinamentos de Coaching e exemplifica como o Coach apoiará seus coachees a atrair seus objetivos com um esforço natural, entendendo que somos um ímã que atrai nossa realidade. Mostrará como nossa PROGRAMAÇÃO MENTAL passada, conduz a nossos PENSAMENTOS, esses conduzem a SENTIMENTOS, esses a AÇÕES e esses a RESULTADOS. Portanto mudando esta programação negativa e limitante usando conceitos de física quântica e programação neolinguística é possível modificarmos nosso ímã emocional e atrair resultados fantásticos.
4 – Um dos primeiros criadores do coaching profissional era treinador de tênis
Existem várias bases sobre a criação desta metodologia como já vimos nos itens anteriores, mas em especial gostaríamos de Citar TIMOTY GALLWEY ex-treinador de tênis profissional que observada em seu trabalho que existia o JOGO EXTERNO onde temos que superar obstáculos como o adversário, exposição, derrotas, mas também existia um JOGO INTERNO que ocorre dentro da mente e os obstáculos são medo, inseguranças e suposições limitantes auto impostas e que nos impedem de acessar todo nosso potencial, este conceito usado no tênis anos mais tarde foi também incorporado no mundo corporativo, finalmente na década de 90 JOHN WHITHMORE um influente consultor de negócios da Inglaterra em parceria com Timoty Gallwey desenvolvem ainda mais este conceito para aplica-lo definitivamente no mundo corporativo e em indivíduos.
5 – Não é consultoria e nem Mentoria
Umas das maiores regras de um coach é NÃO DAR CONSELHOS, como fazemos regularmente com nossos amigos, familiares ou conhecidos. O coach VALORIZA E RESPEITA A EXPERIÊNCIA individual do coachee, portanto, um coach não é aquele que sabe mais ou conhece o que o cliente deveria ou não fazer. O CONSULTOR é um experto em uma área específica e normalmente é contratado para dar ideias e soluções pontuais. Um MENTOR é uma pessoa experiente em uma área, que além de ter o conhecimento e as habilidades, adquiriu através do tempo e da prática, grande sabedoria. Um coach apoia o seu cliente com sua habilidade de descobrir suas metas subjacentes por trás de metas aparentes, bem como seu POTENCIAL ADORMECIDO, seus projetos e as soluções concretas diante dos desafios.
6 – Coaching não é terapia (Está mais alinhado com a psicologia positiva)
Algumas pessoas confundem COACHING com TERAPIA, considerando-o um novo tipo de método terapêutico. Mas existe uma clara diferença entre ambas metodologias: A terapia está focada no passado, enquanto o Coaching está FOCADO NO PRESENTE E NO FUTURO (assim como a psicologia positiva). A terapia procura resolver problemas ou patologias psicológicas que tem sua raiz na infância ou no passado, para o qual os aspectos da personalidade do paciente são imprescindíveis. O coaching, ao contrario, têm como objetivo o CRESCIMENTO PESSOAL e o desenvolvimento das capacidades do indivíduo.
7 – O Coach é como um Servidor Nômade
Um coach TRABALHA COM MISSÕES e, quando estas são cumpridas, segue seu caminho como um servidor nômade que, terminado seu trabalho, prepara o camelo e se vai. Um coach primeiro vai LIMPANDO O TERRENO até descobrir a semente, logo apoia o cliente a plantá-las e fortalece-las até que a arvore tenha crescido. O coach não critica nem julga, não condena nem reprime e, menos ainda, controla seu coachee. Ao contrario, ele MOTIVA, APOIA E ALENTA seu cliente a conseguir suas próprias metas e sonhos.
8 – O Coach é Fã dos seus clientes
O coach aprecia, valoriza e respeita a individualidade das pessoas, reconhecendo em cada ser um imenso potencial. Por isso ele é um FÃ INCONDICIONAL de seu cliente. A vida sem um Coach pode ser normal e inclusive boa, mas nunca será excelente ou suficientemente satisfatória, como seria com um Personal Coach, que lhe convidará a ir ALÉM DAS SUAS CRENÇAS. Acredite ninguém saberá confrontar corretamente sua zona de conforto e você não saberá jamais até onde poderia haver chegado se a totalidade de seus TALENTOS tivesse sido despertada. Por isso, a visão assustadora da vida muda ao encontrar-se um bom Coach.
9 – O coach é um caçador
Você deve estar se perguntando como um Coach poderia ser um CAÇADOR. E afirmamos que uma grande habilidade de um coach é caçar, mas esta caçada é um tanto diferente. O Coach nas suas sessões tem um trabalho muito especifico de onde originou este termo de ser caçador. Ele é um grande caçador de crenças limitantes e sabotadores internos. Com uma VISÃO super apurada ele fica caçando em seus clientes todas as possíveis FRASES, DITADOS, AFIRMAÇÕES, PENSAMENTOS E AÇÕES que poderão levar seu coachee ao não sucesso. Assim que ele identifica sua “presa” sabe exatamente o que fazer com ela para que não prejudique os resultados do processo.
10- Pesquisa comprova um retorno sobre os investimentos em coaching de 545%
A revista The Manchester Review publicou uma investigação realizada com 100 executivos de alto cargo para avaliar o impacto que o coaching exerce nas empresas, e descobriu que o RETORNO SOBRE OS INVESTIMENTOS COM COACHING FOI DE 545%. Foram obtidos outros dados como aumento da produtividade de 53% e satisfação dos empregados de 61%. Outras pesquisas recentes nos Estados Unidos também encontraram dados parecidos aos citados acima. Cada vez mais se tem clareza da importância e NECESSIDADE urgente de empresas e pessoas investir em AUTOCONHECIMENTO e o Coaching é a MELHOR OPÇÃO ATUALMENTE.
Conclusão
O papel do coaching na atualidade define muito sobre o sucesso de pessoas e organizações, já não há mais espaço para dúvidas e sim espaço para discutir novas ideias e como em um mundo de mudanças tão rápidas podemos fazer para vencer as adversidades internas e externas.
Mesmo que seu desejo não seja atuar como Coach profissionalmente. Convidamos você a conhecer nossa formação, nossos serviços de coaching e entrar a fundo nesta metodologia que vai modificar e transformar sua história.
Autora do Artigo
Maiara Amilexa
https://www.instagram.com/maiaraduartecardoso/
Faça uma pergunta ou comentário abaixo