Seria a arte de vender e negociar algo que definimos como “dom” ou algo que já nasce com a pessoa?
Muitas pessoas não ingressam no mercado de vendas, ou não se permitem explorar seu verdadeiro potencial, seja empreendendo e liderando seu próprio negócio ou evoluindo dentro de uma carreira profissional em uma empresa promissora, pelo simples, porém poderoso fato, de que acreditam que para assumir a responsabilidade de vender ou tornar-se um vendedor é necessário algum “dom” doado pelos Deuses dês de sua nascença.
Por outro lado, podemos definir “A ARTE DE VENDER”, também como uma ciência que como qualquer outra ciência, pode ser estudada, catalogada e principalmente pode ser APLICADA!
Estamos iniciando nosso primeiro encontro, onde vamos trazer em uma série de volumes das mais variadas técnicas e estudos sobre como se tornar um(a) melhor vendedor(a)!
Técnicas baseadas em livros, estudos e pesquisas das maiores empresas do mundo e também de situações cotidianas de novos e pequenos negócios.
E por que ser um(a) vendedor(a) melhor?
Bem, a essa pergunta podemos dar infinitas respostas e diferentes uma das outras, mas entre as melhores podemos destacar o fato de impactar o maior número de pessoas através do seu serviço ou produto, ou ainda, gerar lucro e resultado suficiente para mudar o seu padrão de vida ou o posicionamento da sua empresa no mercado.
A ciência de vender está presente nas nossas vidas, as melhores técnicas e formas de vender, treinamentos e cursos, já estão catalogados, porém, a principal diferença entre os homens e crianças está no “preparo” e na “falta de preparo”. A diferença está escondida em quem busca por preparar-se para as diferentes situações que seus clientes e compradores vão lhe colocar, para que sua venda seja fechada, e quem simplesmente atende seus clientes no piloto automático ou apenas respondendo aos estímulos, deixando o comprador ou o cliente determinar o rumo da negociação.
Convido vocês a pensarem comigo da seguinte forma, que a prática não nos leva a perfeição se assim nós não a buscarmos. Um exemplo muito claro para essa frase é o clássico vendedor antigo com mais de 30 anos de Experiência em vendas na sua empresa, mas que a 30 anos traz consigo o hábito de não cuidar da sua carteira de clientes, esquecendo de dar feedback e retorno aos mesmos. Esse “vendedor” nunca vai melhorar, em quanto ele não ligar o seu auto observador, para que comece a policiar seus atos que o distanciam de uma melhor performance em vendas.
Um vendedor motivado e mesmo que novo, em 2 anos de trabalho pode desenvolver hábitos muito mais eficazes e poderosos para apresentar uma performance em vendas muito superior ao de vendedores antigos e desmotivados que não se preocupam com seu desenvolvimento. Técnicas de relacionamento, funis de vendas, SPIN Selling, técnicas de fechamento, AIDA, perguntas poderosas, entre muitas outras técnicas podem ser aplicadas para reeducar a forma como o vendedor vem executando suas contas. Ou para auxiliar pessoas que buscam desenvolver-se e assumir responsabilidades comerciais, buscando superar-se a cada dia, obtendo resultados diferentes.
Nessa nossa série de artigos e volumes de vendas, vamos abordar histórias sobre as técnicas mais avançadas em vendas no momento. Fazer indicação aos principais livros e treinamentos de vendas. Não deixe de acompanhar nosso blog e ficar por dentro das últimas tendências comerciais para as empresas. Não só técnicas de vendas, mas também técnicas de compra estarão fazendo parte do nosso Script.
Então ficamos por aqui e deixamos nossa mensagem principal. “Tudo é possível para aquele que acredita”
Autor do artigo
Marcos Mariot
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