O termo vampiros de energia pode parecer até assustador, mas é bem provável que você conviva com pessoas que lhe causam uma perda energética diariamente, sem se dar conta.
Você já passou pela situação de chegar a um lugar se sentindo bem, física e emocionalmente e sair triste ou com uma sensação de “peso”, mesmo sem ter um motivo visível para isso?
Também pode ter ocorrido o inverso: você não estava se sentindo bem e depois de conversar com uma determinada pessoa, seu estado mudou e você passou a se sentir mais alegre e “leve”.
Por que será que isso acontece, nossas sensações mudam de acordo com o ambiente em que estamos e pessoas com quem convivemos? O conceito de ressonância emocional ajuda muito a explicar essas questões.
O que é ressonância emocional?
Ressonância emocional se refere à nossa capacidade de ressonar nosso estado emocional, ou seja, projetar exteriormente nossas emoções, influenciando pessoas que compartilham um mesmo espaço ou ambiente.
Logo, se eu estou feliz, emano felicidade ao meu redor, e a tendência é que essas sensações agradáveis contagiem as pessoas que estão em contato comigo.
E também tem o outro lado: de passar algum tempo com uma pessoa que não está se sentindo bem e compartilhar as sensações negativas, que podem ser de raiva, culpa, crítica, enfim, sentimentos que não nos apoiam.
Segundo pesquisadores, essa influência do estado emocional sobre o ambiente, a ressonância emocional, pode alcançar um raio de até 7 km de distância!
Cuidado com os vampiros de energia
Então, se as pessoas com quem convivemos influenciam nosso estado emocional, de forma consciente ou inconsciente, precisamos tomar cuidado com quem está ao nosso lado, certo? Afinal, nós somos a média das 5 pessoas com as quais mais convivemos.
Como são as 5 pessoas com quem você mais convive? Mais alegres ou mais tristes? Como você se sente ao lado delas, mais feliz ou pesado e triste? Aqui vai um alerta importante: cuidado com os vampiros de energia!
Vampiros de energia são pessoas que sugam toda a energia de quem se aproxima delas. Mas, como isso pode acontecer?
Em primeiro lugar, geralmente esse “roubo de energia” ocorre de forma inconsciente. Ao se colocar no papel de vítima, ao reclamar constantemente e fazer drama, a pessoa solicita sua atenção.
E ao dar essa atenção, você perde um pouco de energia porque se colocou, de modo inconsciente, num estado de doação. Você já reparou como passar muito tempo ao lado de pessoas que reclamam demais nos deixa cansados, literalmente falando? É porque há uma perda energética.
Se isso acontece de forma frequente na sua vida, é um sinal de alerta. Pense que você pode estar perdendo energia diariamente. E quando nós estamos com a energia baixa, tendemos a ter mais pensamentos negativos e menos clareza mental.
Isso ocorre porque, quanto mais negativa é a mente, menor é a nossa capacidade de ver nosso futuro, nosso otimismo vai se reduzindo, assim como a felicidade.
Como proteger sua energia e ser mais positivo
Depois de falar sobre ressonância emocional e perda energética, só resta dar uma dica fundamental: comece a andar ao lado de pessoas que lhe façam feliz, ao lado de pessoas com as quais você se sinta bem.
E preste atenção também ao seu próprio estado emocional, ao que você está enviando ao exterior, sabendo que isso influencia a vida dos demais.
Dessa forma, certamente você aumentará a sua própria energia e influenciará positivamente as pessoas ao seu redor.
Se você cuidar do seu estado emocional, sua vida será muito mais alegre e sua jornada muito mais leve!
Faça uma pergunta ou comentário abaixo