Você já parou para pensar em como anda seu foco? Existe um jeito bem simples e eficaz de fazer essa avaliação: basta observar a sua forma de se comunicar.
Sim, a maneira como você fala diz muito sobre a sua capacidade de focar, uma habilidade fundamental para alcançar objetivos, sejam eles materiais, sociais, emocionais ou espirituais.
Podemos definir foco como a capacidade de ignorar as distrações (externas e internas) e nos mantermos concentrados no que estamos realizando. Falando assim pode até parecer algo simples, porém, manter o foco mental é um desafio para boa parte das pessoas na atualidade.
Se você quer aumentar seu foco e ser mais produtivo, um ótimo jeito de começar é fazendo uma avaliação do seu estado atual. Continue lendo para entender como a sua forma de se comunicar é a chave para ter essa resposta.
Foco mental e comunicação: o que a sua fala revela sobre sua capacidade de focar
Para saber como anda seu foco, comece a observar ativamente sua forma de falar. Você consegue seguir uma linha de raciocínio quando fala, com começo, meio e conclusão?
Ou costuma mudar o rumo da conversa constantemente, falando ao mesmo tempo sobre tudo e, no fim das contas, sobre nada?
Veja um exemplo. Alguém lhe faz uma pergunta sobre sua carreira, algo do tipo, “como vão as coisas na empresa?”. Você até começa a responder, mas, sem se dar conta, começa a falar sobre outras coisas, sempre superficialmente e sem concluir nada.
Um sintoma clássico dessa forma de se comunicar é a pergunta: sobre o que eu estava falando mesmo?
Se a sua comunicação se encontra nesse estado, você provavelmente tem desafios para manter o foco, ou seja, você tem uma falta de clareza, falta de organização mental. Mas não se pode dizer que a “bagunça mental” só traga consequências negativas.
Consequências da desorganização mental
Uma mente bagunçada, cheia de informações e ideias, pode até resultar numa capacidade criativa maior. Entretanto, se essa criatividade não for utilizada da forma correta, isso leva à perda do foco mental.
E por que é tão ruim perder o foco? Porque a pessoa sem foco não consegue ter “acabativa”. Ela começa uma coisa mas não termina. Ela tem ideias maravilhosas que acaba abandonando antes mesmo de começar a colocá-las em prática.
E por que a pessoa sem foco não concretiza suas ideias? Porque no meio do caminho ela já tem outra ideia, e outra e mais outra. E uma forma de descobrir se você está sem foco é observar atentamente sua maneira de falar.
Se você se identificou com o que foi descrito até agora e concluiu que precisa aumentar seu foco mental, saiba que exitem formas de melhorar isso.
Como ter mais foco e melhorar sua comunicação
O primeiro passo você já conhece, é observar sua maneira de se comunicar para avaliar como está seu foco mental. E o passo seguinte é organizar sua mente, como assim?
Imagine que sua mente é um cômodo e seus pensamentos são objetos. Se esses objetos estão espalhados aleatoriamente, amontoados, fica difícil encontrá-los quando você precisa, certo? Sem falar que no meio da bagunça temos dificuldade para decidir o que é útil ou não.
Organizar sua mente significa tornar esse cômodo mais limpo e arrumado, facilitando o acesso às ideias que são realmente úteis. E ao fazer essa “arrumação mental” sua comunicação ser tornará automaticamente mais clara e eficiente.
Meditar ajuda a organizar a mente, ter mais foco e se comunicar melhor
Existem diferentes formas de tornar sua mente mais limpa e organizada. Uma delas é a meditação. Durante a meditação você elimina pensamentos inúteis e consegue alinhar as ideias que realmente podem fazer diferença para uma vida com mais realizações.
A partir do momento em que você começa a praticar a meditação, sua mente vai se tornando mais organizada. E com uma mente mais organizada, você tem mais clareza. E se você tem mais clareza, você tem mais foco. Por fim, esse foco mental se reflete na sua forma de se comunicar.
Então, comece já a observar suas palavras e a melhorar seu foco mental!
Faça uma pergunta ou comentário abaixo