Quer saber como tornar o estudo mais produtivo e aproveitar ao máximo seu tempo disponível, por mais curto que seja? Vou mostrar quatro passos simples que vão fazer toda a diferença na sua produtividade!
Assim você vai conseguir absorver o máximo de conteúdo ao ler livros e artigos, assistir vídeos ou escutar audiobooks e podcasts.
Conheça a seguir as dicas para ter mais produtividade nos estudos e procure colocá-las em prática hoje mesmo, para ver os resultados!
Como tornar o estudo mais produtivo: aumente sua produtividade em 4 passos
Agora vou compartilhar os quatro fatores essenciais para que você consiga absorver e fixar o máximo de conteúdo do que você lê, escuta ou assiste.
1.Descubra seu melhor horário de estudo
Observe em qual parte do dia você tem mais facilidade para se concentrar e reter informações. Para algumas pessoas, o melhor horário é pela manhã, logo após acordar, enquanto outras rendem mais de madrugada.
Faço parte do primeiro grupo, e sugiro que você experimente estudar logo pela manhã, quando sua mente está descansada e os níveis de energia do seu corpo estão em alta.
Entretanto, não existe um consenso na ciência sobre qual o melhor horário para estudar. O importante é que você descubra o que funciona melhor no seu caso e reserve um tempo nessa parte do dia (todos os dias) para os estudos.
2.Busque um ambiente favorável aos estudos
O ambiente no qual você estuda precisa favorecer a concentração, ou seja, o ideal é ter um local tranquilo e silencioso, livre de distrações e interrupções.
Um ambiente cheio de interrupções ou distrações dificilmente permitirá que você mantenha o foco, especialmente na leitura. Pois, você lê a primeira linha e na segunda precisa voltar, porque já esqueceu o que havia lido, logo, fica difícil alcançar a produtividade nos estudos.
Se você não tem um local tranquilo e silencioso para estudar, utilize um fone cancelador de ruídos ou escute músicas que favorecem a concentração (música instrumental, por exemplo) usando fones de ouvido.
3.Faça anotações sobre o que está estudando
Ao assistir um vídeo, ler um texto ou escutar um audiobook, tome notas do que você compreendeu. Melhor ainda se você fizer as anotações à mão, em vez de usar o laptop ou celular.
Estudos já demonstraram que tomar notas à mão traz mais resultados em termos de absorção de conteúdo. Então, tenha um caderno de notas e caneta ou lápis sempre por perto quando for estudar.
Uma dica adicional é fazer as anotações como se estivesse se preparando para explicar o conteúdo a outra pessoa. Isso vai inclusive facilitar o processo de revisão, que é o próximo passo.
4.Revise o que você estudou
O quarto passo para tornar o estudo mais produtivo é revisar o conteúdo que você leu ou ouviu. A revisão permite que você transforme os conceitos adquiridos, de memórias de curto prazo em memórias de médio e longo prazo.
Então, revise amanhã o que você estudar hoje, na semana que vem os conteúdos vistos na semana atual e assim por diante. Quanto mais revisar, mais segurança você vai ter sobre aquele conteúdo, de modo que vai parecer cada vez mais simples e fácil.
O processo de revisão traz insights sobre o conteúdo estudado e lhe deixa preparado para compartilhar as informações. E quando você ensina, compartilha o resultado dos seus estudos, você encerra o ciclo da aprendizagem.
Se não tiver ninguém para compartilhar pessoalmente, treine em frente ao espelho. Imagine que você está diante de uma plateia e precisa transmitir o que aprendeu.
Esses foram os quatro passos para tornar seu estudo mais produtivo. Agora é hora de colocar as dicas em prática e assim aproveitar melhor o tempo que você tem para estudar, mesmo que seja apenas meia hora por dia.
Se você ficou com alguma dúvida sobre o assunto ou quer compartilhar uma experiência, deixe um comentário!
Faça uma pergunta ou comentário abaixo