Se você quer alcançar seus objetivos, você precisa conhecer e colocar em prática urgentemente a filosofia do estiramento.
Todos nós desejamos obter melhores resultados nas diferentes áreas de nossas vidas: saúde, aparência, carreira, vida afetiva e financeira. Porém, nem sempre é fácil percorrer o caminho que leva até o resultado pretendido.
A filosofia do estiramento se refere exatamente ao modelo mental que você deve adotar para atingir qualquer objetivo. Continue lendo para conhecê-la.
Como alcançar objetivos: desenvolvendo habilidades e competências
Para alcançar objetivos, precisamos desenvolver nossas habilidades e competências. Vejamos um exemplo: um praticante de musculação iniciante que tem como objetivo levantar uma carga de 100 quilos.
Essa pessoa não pode chegar na academia já querendo levantar 100 quilos. Talvez sua aptidão física nesse momento só suporte 30. Dos 30 até os 100 quilos, é preciso ir aumentando a carga aos poucos, 35, depois 45, 50, até chegar a 100, é um passo a passo.
Fazendo uma analogia com a forma como agimos ao traçar nossos objetivos, muitas vezes queremos levantar 100 quilos logo no primeiro treino! Ou seja, frequentemente temos um objetivo que não está alinhado às nossas competências atuais.
E sempre que nossas competências não estão no mesmo nível de um determinado objetivo, que no momento parece “grande” demais, temos duas escolhas:
- “Baixar” o objetivo (buscar algo mais fácil).
- Seguir a filosofia do estiramento para elevar competências gradualmente e alcançar exatamente o que você quer.
A filosofia do estiramento: saia da zona de conforto
A filosofia do estiramento se resume a fazer sempre um pouco mais, superar limites pouco a pouco, se habituar a sair da zona de conforto.
Falando assim parece bem simples, e na verdade é, porém, existe um detalhe que faz toda a diferença: a função primordial de nossa mente é nos manter em segurança. E manter-se em segurança é o mesmo que ficar na zona de conforto.
Ficar na zona de conforto é optar sempre pelo mais cômodo. Temos uma tendência a seguir o caminho mais cômodo, o mais fácil. Principalmente quando não tem ninguém nos observando.
Daí a importância de contar com um coach, um treinador, uma pessoa que está presente para nos motivar e inspirar, para que possamos ir além dos limites que na verdade só existem em nossa mente.
Se manter na zona de conforto e longe de alcançar os melhores resultados ou seguir a filosofia do estiramento para alcançá-los depende basicamente do comando mental que enviamos à nossa mente.
E praticar a filosofia do estiramento é se acostumar a pensar que sempre é possível fazer um pouco mais. Vá desenvolvendo suas habilidades e competências aos poucos, até que elas cheguem ao nível do objetivo que você deseja alcançar.
Desse modo você estará em constante evolução, em constante crescimento, pois conforme suas competências aumentam, maiores são os objetivos que você pode alcançar.
Seja uma pessoa de excelência para alcançar excelentes resultados
Geralmente nós queremos excelentes resultados, mas não queremos ser pessoas de excelência. E se você quer ser uma pessoa de excelência, viva em constante estiramento, aperfeiçoando, evoluindo, crescendo.
E para isso, saia da sua zona de conforto, entre em ação, dê um pouco mais, mande um comando para a sua mente, para que você siga esse caminho de aumentar, de potencializar os seus resultados.
Quando achar que já chegou no seu limite, tente ir pouco além, mesmo que isso exija mais esforço ou mesmo um certo desconforto. Lembre-se daquela analogia com levantar peso na musculação.
Não permita que sua mente lhe deixe num estado de comodismo, de preguiça, de medo. Mande o comando e você poderá aumentar suas habilidades e competências para alcançar seus objetivos. Você é melhor do que pensa que é!
Faça uma pergunta ou comentário abaixo