Você é uma pessoa que tem inteligência emocional ou alguém que só vive sofrendo e reclamando?
Pode ser até que você acabe terceirizando a responsabilidade sobre as coisas que estão acontecendo na sua vida, o que só piora a situação.
Na verdade, inteligência emocional é algo que todos nós precisamos desenvolver. Só que, muitas vezes fazemos isso de uma forma não direcionada, sem disciplina e coerência.
Porém, a construção de uma estrutura mental e emocional que lhe apoie no seu dia a dia precisa ser um exercício consciente e constante. Veja a seguir algumas dicas práticas de como treinar sua mente!
Como desenvolver a inteligência emocional na prática
Reclamar todos os dias e focar no que não está certo certamente são atitudes que não contribuem para desenvolver a inteligência emocional.
Mas, se você treinar suas emoções de uma forma mais positiva e alinhar seus pensamentos e sentimentos àquilo que realmente importa, você poderá ter um resultado extremamente melhor.
O primeiro passo para isso é buscar se conhecer, conhecer suas próprias emoções e sentimentos, enfim, conhecer a si mesmo.
Porque você não consegue mudar aquilo que não conhece. Se você não conhece algo, não tem o poder de transformar a situação e gerar um resultado melhor.
Depois de entrar em contato com suas emoções e sentimentos, é hora de decidir o que precisa ser trabalhado. Esse trabalho é feito por meio de ações práticas no seu dia a dia.
Trabalhando sua nova estrutura mental
Então, se, por exemplo, você quer melhorar sua estrutura emocional no sentido de ter mais paz, tranquilidade, empatia e positividade, esse treino precisa fazer parte da sua rotina diária, todos os dias você precisa praticar isso.
As perguntas são um ótimo ponto de partida para definir como treinar essa nova estrutura mental:
- Se eu quero ser uma pessoa mais produtiva, como, no meu dia a dia, posso aplicar isso na prática?
- Se eu quero ser uma pessoa mais empática, como, no meu dia a dia, vou aplicar isso?
As ações práticas que vão moldar essa nova estrutura mental devem ser aplicadas nos momentos mais inesperados, nos momentos mais desafiantes.
Naqueles momentos em que você precisa colocar em prática tudo aquilo que de alguma forma você quer, tudo aquilo que você está pensando, tudo aquilo que você está projetando.
A importância do treino constante
Na verdade, a chave para desenvolver sua inteligência emocional é treinar (Explico melhor nesse artigo). O treino diário vai lhe preparar para os momentos mais desafiantes do seu dia e da sua vida. Se você não treinar, vai acabar tendo que aprender na prática. E a prática pode ser muito dolorosa.
Então, pense: o que você quer desenvolver, qual competência, qual habilidade você quer melhorar?
Você precisa aplicar isso no seu dia a dia: como você pode treinar, para estar preparado quando chegar o momento, talvez o momento mais desafiante, aquela hora em que você vai precisar aplicar e colocar em prova toda a sua inteligência emocional.
Não treine, e você viverá a sua vida sofrendo, dramatizando, terceirizando a responsabilidade dos resultados que você está tendo.
Treine e você conquistará uma vida com mais significado, com mais inteligência emocional e feliz!
E você, procura desenvolvolver sua inteligência emocional no dia a dia? Deixe um comentário!
Acesse também meu Instagram, lá posto conteúdo semanalmente sobre inteligência emocional e alta performance: www.instagram.com/kairam.cabral
Faça uma pergunta ou comentário abaixo