O método da cumbuca ou método cumbuca é uma ferramenta simples e eficaz para promover o aprendizado em equipe dentro de uma empresa, possibilitando que todos os membros cooperem e evoluam no mesmo ritmo.
Esse método desenvolvido por Vicente Falconi aumenta o engajamento dos colaboradores na aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de habilidades no ambiente corporativo.
Continue lendo para conhecer o método da cumbuca e saber como aplicá-lo passo a passo no treinamento de equipes.
No que consiste o método da cumbuca, de Vicente Falconi?
O princípio básico do método da cumbuca consiste em selecionar um livro, de acordo com um objetivo específico da empresa. Por exemplo, se o foco da empresa no momento é trabalhar seu marketing, então toda a equipe vai se engajar e se comprometer com esse propósito.
A obra escolhida será trabalhada em grupo, através de reuniões periódicas, com algumas regras que visam garantir o empenho de todos os colaboradores na aquisição de novos conhecimentos e desenvolvimento de competências.
Porque uma empresa é como um time de futebol, é importante que todos estejam jogando na mesma direção, no mesmo ritmo, tenham o desenvolvimento e a competência para fazer acontecer.
E o interessante é que a partir do momento em que a equipe se desenvolve, os resultados da empresa são potencializados, pois todas as empresas são formadas por pessoas. Então, esse método permitirá que toda a equipe cresça e se desenvolva.
Como aplicar passo a passo
Após a escolha do livro, cada membro da equipe receberá um exemplar. Durante uma semana, cada pessoa estudará um capítulo, de 10 a 15 páginas desse livro. E no dia do estudo coletivo do livro, será colocado em algum recipiente (a “cumbuca”), os nomes de todos os integrantes da equipe.
No início de cada reunião será retirado um nome aleatoriamente e a pessoa cujo nome saiu deverá apresentar aos demais o que entendeu a partir da leitura do livro.
A pessoa deverá explicar aos colegas sua percepção do que foi apresentado naquela parte da obra, utilizando o próprio texto como apoio, se necessário, mas sem ler na íntegra.
É importante que todos estudem o conteúdo e estejam preparados para fazer a apresentação, por isso a leitura na íntegra fica proibida. E se a pessoa que foi sorteada não leu o livro? A reunião deve ser cancelada, essa é uma regra que não pode ser quebrada.
Nesse caso, se a pessoa selecionada não leu o capítulo da semana e o estudo foi cancelado, a reunião seguinte abordará o mesmo capítulo.
Percebe-se aqui que é um método baseado no comprometimento da equipe. Porque, se um membro do time não está comprometido com seu desenvolvimento e não lê a sua parte, essa pessoa impedirá que os demais integrantes aprendam e se desenvolvam.
Depois que o participante “sorteado” faz sua apresentação, o que leva em média até 15 minutos, é feito um debate rápido, onde todos podem expor suas impressões sobre os pontos mais importantes daquele trecho do livro e compartilhar possíveis insights.
E o nome da pessoa que foi escolhida naquela reunião volta para a cumbuca no final do encontro. Ou seja, é possível que um mesmo colaborador seja selecionado em mais de um encontro para expor o capítulo da semana, já que o processo é aleatório.
É importante frisar que a reunião não pode se resumir ao debate, caso a pessoa selecionada não tenha lido o capítulo da semana, pois isso acaba minando o comprometimento da equipe.
O método cumbuca estimula o desenvolvimento da comunicação em grupo
Existe ainda a possibilidade de que algumas pessoas se sintam desconfortáveis a princípio com a ideia de se expor perante o grupo.
Porém, as reuniões devem ser encaradas como momentos de descontração e oportunidades para praticar a expressão oral em público. Lembrando de que os colegas ali presentes não são oradores profissionais nem é preciso ser um para fazer uma boa apresentação.
O medo do julgamento não pode ser um entrave para que todos possam colaborar e se desenvolver em conjunto.
Você perceberá que o método da cumbuca, que é extremamente simples de aplicar, tratá um grande aprendizado e crescimento para o grupo e a empresa se beneficiará como um todo. O engajamento da equipe aumentará e surgirão muitos insights.
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